quinta-feira, 3 de março de 2016

Você é síndico de primeira viagem? Veja algumas dicas para sua administração

Exercer a tarefa de síndico de seu prédio não é uma tarefa fácil. Você terá que lidar com queixas de vizinhos, inadimplência, mau funcionamento de equipamento, quadro de funcionários e fatos corriqueiros típicos da vida em coletividade

Antes de pisar em terreno que você não conhece e não saber administrar bem sua vida “profissional” e a pessoal, veja algumas dicas que vão ajudar no seu trabalho.

1) Planejamento das ações – Faça um diagnóstico da situação do condomínio – se ele tem dinheiro em caixa, muita inadimplência, gastos, processos judiciais e outras pendências. Assim você vai vislumbrar melhor um caminho para seguir.

2) Converse com o zelador e o porteiro para saber quais as reclamações mais comuns e qual morador reclama mais. Você pode criar mecanismos para acalmar os ânimos e prevenir os problemas antes de solucioná-los quando eles surgirem.

3) Analise a situação da gestão anterior, em relação a prestação de contas. Você pode identificar falhas e oportunidades para reduzir a taxa do condomínio (ou aumentá-la se necessário for). Com os documentos e contas arrumados, é mais fácil de administrar e deixar tudo organizado para a próxima gestão.

4) Ter um conselho fiscal é fundamental. Faça reuniões constantes em busca de aliados e esses eventos ainda te ajudam a delegar tarefas e responsabilidades.

5) Leia sobre a legislação que se aplica ao condomínio e as regras internas.

6) Monte uma boa equipe pois sempre que um problema acontecer, você estará seguro.

7) Conquiste a confiança nos moradores dia a dia – Seja transparente com as contas do condomínio.

8) Estipule um horário semanal para receber moradores – evite gente batendo na sua porta a qualquer hora

9) Tenha uma atitude profissional: Mesmo se o vizinho for parente ou amigo, seja imparcial.

Bom trabalho! Feliz dia do síndico!

Fonte: Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade